Pranayama - Controle da Respiração

                     Pranayama é uma palavra em sânscrito que significa: prana = força vital; yama = controle.

      É usada também geralmente para descrever os vários exercícios de respiração yogue que ajudam a dar controle da força da vida. 

      Os yogues acreditam que o órgão do olfato tem  outra função: a absorção do prana (ar). Os yogues dizem que respirar pela boca gera uma queda de resistência e danifica o funcionamento das glândulas vitais e do sistema nervoso e, ao mesmo tempo, ao respirar pela boca você pode estar absorvendo as impurezas do ar sem nenhum filtro, o que pode ser prejudicial à saúde.

      É fácil quebrar o hábito de respirar pela boca: basta manter a boca fechada e a atenção para a respiração nas narinas

.

 “Quando a respiração é irregular, a mente oscila; quando a respiração se vai, a vida também se vai, portanto, o controle da respiração prolonga a vida.” Hatha Yoga Pradipika

Pranayama - Satya Yoga. aulas de yoga , formação de professores de yoga, yoga butatnã

 Saiba mais sobre os benefícios dos Pranayamas:

1. Melhoria na qualidade do sangue devido à sua oxigenação, aumento e fortalecimento da capacidade pulmonar;

 

2. Maior assimilação dos nutrientes através da digestão, porque os órgãos digestivos, tais como o estômago, recebem mais oxigênio, operando com maior eficiência;

 

3. Equilíbrio  do sistema nervoso, incluindo o cérebro e o canal espinhal. Através da oxigenação as células nervosas passam a se comunicar com mais eficiência.

 

4. Rejuvenescimento das glândulas, especialmente as glândulas pituitária e pineal. O cérebro tem uma afinidade especial para o oxigênio, requerendo três vezes mais oxigênio do que o descanso do corpo. Isto tem efeitos em nosso bem estar.

 

5. Rejuvenescimento da pele, incluindo as rugas e as  tensões faciais.

 

6. Ativa e equilibra o sistema digestivo e cardiorrespiratório.

 

7. Os exercícios respiratórios da prática de yoga reduzem a carga de trabalho do coração de duas maneiras: Primeiro  respirar profundamente estimula  os pulmões a funcionarem  com  mais eficiência, isso significa que o coração não tem que trabalhar tanto para o oxigênio chegar  até os  tecidos; Segundo  respirar profundamente estimula a pressão nos pulmões conduz a um diferencial de pressão intenso, melhorando a circulação,  o que também reduz   a carga de trabalho executada pelo coração.

8. Respirar profunda e lentamente ajuda no controle do peso. Se você estiver acima do peso, o oxigênio ajuda a queimar a gordura adicional com mais eficiência. Se você  estiver abaixo do peso, o oxigênio extra alimenta os tecidos e as glândulas do sistema nutritivo, ou seja, praticar yoga tende a promover o peso ideal para você.

9. Promove relaxamento da mente e do corpo. Respirar lenta e profundamente estimula o sistema nervoso parassimpático, que resulta em uma redução do estimulo cardíaco e o relaxamento muscular. Estes dois fatores causam efeito para a mente. Além da oxigenação do cérebro, que tende a normalizar as funções  cerebrais, eliminando a ansiedade excessiva .

 

 10. Os exercícios de respiração causam o  aumento na elasticidade dos pulmões e na gaiola do reforço. Portanto, a capacidade respiratória é aumentada o dia inteiro, não apenas durante o período real do exercício.

  Isto significa que todos esses benefícios ocorrem também o dia todo.

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube Social  Icon

Satya Yoga ​