Dyana - Meditação

A meditação é uma prática no qual o indivíduo busca a unidade, a totalidade, o estado de paz, felicidade e transcendência.com a união da percepção não-dualista e a concentração natural podemos chegar ao estado meditativo.

Quando desapegamos dos pensamentos confusos, das preocupações, de toda negatividade é que passamos a vivenciar o momento presente, consciente dele, uno com tudo e em paz consigo mesmo.

Ao meditar encontramos dentro de nós o equilíbrio e o grande poder de Deus, passando a manifestar a nossa Divindade e a sabedoria interior.

O Que é Meditação?

 

(Swami Satyananda Saraswati – do livro “Meditations from the Tantras”)

 

A Meditação é uma prática que o conduz a um estado de equilíbrio pleno. Muitas pessoas  já ouviram falar, porém  poucas possuem um conceito seguro sobre o tema ou já experimentaram a meditação  de fato.

Da mesma forma que outras experiências subjetivas, a meditação não pode ser totalmente descrita em palavras. O leitor deverá tentar experimentar por si mesmo para saber do que estamos falando. A experiência é algo real enquanto a descrição dela é apenas uma tentativa de aproximação da realidade. Entretanto, tentaremos descrever da melhor forma possível, para jogar alguma luz sobre esse conceito.

Comecemos definindo como a psicologia moderna categoriza os diferentes níveis da mente.

 A mente subconsciente ou o inconsciente pode ser grosseiramente dividido em três partes, como se segue: a mente inferior, a mente intermediária e a mente superior.

A mente inferior esta conectada com o controle e coordenação das várias funções do corpo, como a respiração, a circulação, os órgão abdominais e por aí vai. É também a área da mente que dá vazão às necessidades instintivas e é desta parte da mente que os complexos, fobias, medos e obssessões se manifestam.

A parte média ou intermediária da mente trabalha com as informações que usamos durante nosso estado de vigília, ou seja, quando estamos acordados. É a parte da mente que analisa, compara e chega a conclusões em relação às informações recebidas. O resultado desse esforço manifesta-se em nossa consciência na medida em que precisamos. Esta parte da nossa mente é a que nos dá respostas. Por exemplo, todos nós já nos deparamos com um problema que não pudemos resolver imediatamente e nos surpreendemos ao descobrir que a solução brota em nossa consciência horas mais tarde. É a parcela intermediária de nossa consciência que resolveu o problema sem que estivéssemos conscientes disso. Esse é o campo do pensamento racional ou intelectual.

A mente superior é a área da chamada atividade superconsciente. Trabalha no campo da intuição, inspiração, bem aventurança e experiências transcendentais. É a partir desta região que os gênios obtém seus insights de criatividade. Ela é a fonte do conhecimento profundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A palavra meditação vem do latim meditare, que significa "voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior" e "voltar a atenção para dentro de si". Em sânscrito, é chamada dhyana e é obtida pelas técnicas de dharana (concentração)

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube Social  Icon

Satya Yoga ​