Pole Yoga Dance

Pole Yoga Dance é uma fusão da yoga com o Pole Dance.  Idealizado pela terapeuta psico-corporal Elaine Lilli em 2020. 

A proposta da prática com a Yoga é o desenvolvimento das asanas (posturas da Yoga)  em suspensão na barra e no chão, além a visão integrativa da yoga. 


"O corpo físico é reflexo do nosso estado emocional e energético, através dele podemos alinhar e equilibrar  estruturas sutis" diz Lilli
 

 

Pole dance (em português: dança do cano, ainda, dança do poste - literalmente -, também conhecida como barra americana) é uma forma de dança e ginástica. Originária da Inglaterra dos anos 1980, foi introduzida em Portugal em 2005 pela escola Círculo de Dança de Lisboa.

Trata-se de uma dança, utilizando, como elemento, um poste ou barra vertical sobre o qual o(a) bailarino(a) realiza sua atuação

           

           ORIGEM 

Mallakhamb

As origens do pole dance vêm da prática do mallakhamb (que significa "homem de força" ou "ginástica do poste"), que nada mais é do que ioga praticada em um poste de madeira e com cordas (principalmente praticado na Índia) e que existe desde o século XII.No entanto, como disciplina esportiva, existe há aproximadamente 250 anos. Uma outra disciplina, que está diretamente relacionada com o pole dance de hoje, é conhecida como mallastambha (que significa "ginástica do pilar"), técnica usada pelos antigos lutadores de luta livre para ganhar força e desenvolver os músculos. O mallastambha não é mais praticado nos dias de hoje. O mallakhamb do poste (pole) ainda é praticado por homens e meninos e o mallakhamba da corda é praticado por mulheres e meninas. 

BASE DO POLE YOGA DANCE 

YOGA  : asanas (posturas, equilíbrio integral, consciência  dos multiplos corpos );

POLE: acrobacia , giros, acessório de desafio  e suporte;

DANÇA : ritmo,  harmonia dos movimentos, leveza e graciosidade ;

      O  Pole no Pole Yoga está associado ao sushumna nadi ( canal de energia central, polaridade neutra) a nossa coluna vertebral. Quando permanecemos no eixo e buscamos o centros de energia superiores (chakras) atingimos a ascensão e a iluminação espiritual . 

download (1).jpg

Tem sua origem ligada à prática do mallakhamb (homem de força), uma espécie de ioga praticado num poste de madeira e com cordas, ginástica tradicional indiana[5]. Também está relacionado ao pole dance o mallastambha, onde os lutadores de luta livre ganhavam massa muscular.